SQMMI (Software Quality Maturity Integration Model) é um Modelo de Maturidade de Testes de Software, que gera melhoria contínua aos processos de execução de testes de software, de práticas e processos de qualidade. Tem como base de conhecimento a Norma ISO/IEC 29.119, tornando-se compatível com os modelos MPT, TMMI, TPI e outros.

Certifica empresas em 5 níveis de maturidade:

Nível 1 – Execução

Nível 2 – Planejamento

Nível 3 – Gestão de Requisitos

Nível 4 – Organização

Nível 5 – Automação e melhoria contínua

O SQMMI tem como característica ser um modelo de fácil implementação, de forma a manter os parâmetros necessários ao atingimento de um alto nível de qualidade de software sem os entraves comumente encontrados em outros modelos similares.

O modelo SQMMI tem como principal objetivo ser um modelo aberto,  em constante desenvolvimento, atualização e adequação às novas metodologias, tendências, ferramentas e culturas. É aderente a qualquer tipo de metodologia de desenvolvimento de software adotada pelas organizações, principalmente às metodologias ágeis, o que torna a sua implementação simples e de baixo custo, proporcionando resultados rápidos e visíveis na qualidade dos softwares desenvolvidos.

Consequentemente, o modelo permite a aplicação dos conceitos avançados de qualidade de software de forma otimizada e com custos reduzidos devido à sua facilidade de compreensão e de implementação.

Sua aplicação viabiliza um rápido retorno do investimento inicial através da redução de falhas em fases avançadas no ciclo de desenvolvimento de software da organização, redução de retrabalho realizados pelas equipes envolvidas no processo de desenvolvimento de software, além do aumento dos impactos positivos relacionados aos aspectos que permeiam a percepção na qualidade do software desenvolvido.

Uma empresa poderá se certificar no nível que esteja mais perto do seu ambiente de teste. No entanto, terá também uma visão de como alcançar níveis mais elevados.

Os profissionais aprovados no exame para implementadores, bem como as empresas certificadas que atendam aos requisitos necessários terão os seus nomes publicados no site, assim como o seu nível de qualificação e a data da aprovação.

As credenciais tanto para empresas, como as profissionais têm a validade de 3 anos.

No Brasil algumas organizações já exigem em suas contratações profissionais treinados e certificados o que possibilita:

  • A capacitação para implementar o processo.
  • Preparar-se para licitações nacionais e internacionais.

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