Software Quality Maturity Model Integration

| Sobre o SQMMI

O SQMMI é um modelo de melhoria contínua de práticas e processos de qualidade e testes de software.

Como modelo aberto, o SQMMI está em constante desenvolvimento, atualização e adequação às novas metodologias, tendências, ferramentas e culturas, através do fomento da participação da comunidade para constante discussão e colaboração aos assuntos relacionados a qualidade e testes de software.

Consequentemente, o modelo permite a aplicação dos conceitos avançados de qualidade de software de forma otimizada e com custos reduzidos devido à sua facilidade de compreensão e de implementação.

Desde a sua concepção, o SQMMI busca ser um padrão de certificação internacional a ser disponibilizado nos idiomas inglês, espanhol e português. Isso se torna possível devido sua dinâmica colaborativa de construção e de atualização, assim como sua facilidade de compreensão e de implementação, sem a necessidade de altos investimentos.

O SQMMI também se propõe a desenvolver e a disponibilizar, com auxílio de sua comunidade de colaboradores, artefatos, templates e exemplos para uso pontual com o objetivo de auxiliar as organizações no processo de implementação do modelo de forma a incentivar e facilitar o aumento da qualidade do software.

A implementação do modelo, traz uma ajuda importante para diminuir a ocorrência de defeitos em produção contribuindo para a melhoraria da qualidade do software.

Ao implementar o modelo você consegue testar melhor, mas além disso, você pode conseguir através da avaliação um certificado de qualidade em teste de software.

Principal Característica

O SQMMI tem como característica ser um modelo de fácil implementação, de forma a manter os parâmetros necessários ao atingimento de um alto nível de qualidade de software sem os entraves comumente encontrados em outros modelos similares

Objetivo

O modelo SQMMI tem como principal objetivo ser um modelo aberto, em constante desenvolvimento, atualização e adequação às novas metodologias, tendências, ferramentas e culturas.

Aderência

É aderente a qualquer tipo de metodologia de desenvolvimento de software adotada pelas organizações, principalmente às metodologias ágeis, o que torna a sua implementação simples e de fácil compreensão, proporcionando resultados rápidos e visíveis na qualidade dos softwares desenvolvidos.

ROI

A aplicação viabiliza um rápido retorno do investimento inicial através da redução de falhas em fases avançadas no ciclo de desenvolvimento de software da organização.

Benefícios

Redução de retrabalho realizados pelas equipes envolvidas no processo de desenvolvimento de software, além do aumento dos impactos positivos relacionados aos aspectos que permeiam a percepção na qualidade do software desenvolvido.

Valorização da Marca

No Brasil algumas organizações já exigem em suas contratações profissionais treinados e certificados o que possibilita:  A capacitação para implementar o processo e o preparo para licitações nacionais e internacionais

| Níveis de Maturidade

Como a maioria dos modelos de qualidade o SQMMI também é composto de níveis, precisamente 5 (cinco) níveis de maturidade visando facilitar a jornada da empresa em busca da qualidade dos softwares desenvolvidos por ela.

Cada um dos níveis possui práticas e exigências próprias, mas que são dependentes das práticas dos níveis inferiores. Os níveis possuem as seguintes características:

Nível 1 – Execução

Neste nível é exigido que a organização demonstre que consegue criar casos de teste e executá-los adequadamente. Os defeitos são também registrados e monitorados até a sua correção.

Nível 2 – Planejamento

A organização demonstra possuir um Plano de Qualidade de Software e que as atividades de qualidade de Software acontecem de forma planejada e controlada.

Nível 3 – Gestão de Requisitos

A organização precisa demonstrar que gerencia os requisitos do produto de software e que, os mesmos servem de base para a definição do escopo do projeto de qualidade e testes de software.

Nível 4 – Organização

A organização demonstra que possui políticas claras e de conhecimento de todos e  em linhas gerais, todos sabem como deve funcionar a área de qualidade e teste de software e como os projetos devem ser conduzidos

Nível 5 – Automação e Melhoria Contínua

A organização precisa demonstrar que seus processos (ou parte deles) são automatizados e que também trabalha com automação dos testes funcionais e não-funcionais, visando a melhoria contínua na execução dos testes e de seus processos.

| Modelo de Gestão

O modelo SQMMI possui um modelo de gestão altamente inovador e que busca nos seus consultores, instituições implementadoras, avaliadoras, e empresas certificadas, elementos para melhoria e modernização do modelo. A estrutura é formada por um COMITÊ GESTOR, um COMITÊ TÉCNICO, CAPÍTULOS ESTADUAIS, PARCEIROS ESTRATÉGICOS e PARCEIROS INSTITUCIONAIS.

Comitê Gestor – O Comitê Gestor é formado pelos profissionais que conceberam o modelo SQMMI e representantes do CEPEDI de forma fixa e por profissionais convidados especificamente para cada reunião, e é responsável por todas as decisões referentes ao modelo, desde as questões técnicas, operacionais, gestão, unidades e financeira.

Comitê Técnico – O Comitê Técnico é formado pelos consultores sênior do modelo, representante técnico do CEPEDI e pode ter como convidados representando profissionais certificados, empresas credenciadas e profissionais de notório conhecimento em qualidade de software e tem como objetivo evoluir o modelo, propor melhorias na organização e modelo, emitir pareceres técnicos.

ACerT – A ACerT foi fundada em fevereiro de 2018 com o objetivo de fomentar a especialização tecnológica e promoção da Inovação Disruptiva, disseminando o conhecimento alinhado a padrões de conduta profissional estabelecidos internacionalmente. Atualmente a ACerT é a maior empresa com diversificações em cursos preparatórios e certificações do Brasil.

CBQS – A CBQS (Certificadora Brasileira em Qualidade de Software) é uma organização mantida pela ACerT e seu objetivo é fomentar o reconhecimento das disciplinas voltadas para a qualidade de software como parte da especialização profissional nesta área e a certificação de empresas em altos níveis de maturidade para o controle de Testes de Software, ela é responsável pelos treinamentos oficiais e provas de certificação profissional do modelo SQMMI.

Capítulos SQMMI – A expansão do modelo tem como base a formação de capítulos estaduais, tornando o modelo mais democrático e participativo, ampliando a área de atuação e divulgação do modelo.

Empresas e Consultores – As empresas e seus consultores são responsáveis pela avaliação do modelo, divulgação, prospecção, comercialização, fechamento de contrato, faturamento, recebimento, realização da consultoria.

Parque Tecnológico da Bahia – O Parque Tecnológico da Bahia tem objetivo de estimular o empreendedorismo e o desenvolvimento científico, tecnológico e inovador no Estado da Bahia, através da interação e do compartilhamento de conhecimentos entre os agentes de CT&I, num ambiente Colaborativo e Sustentável. Desde dezembro de 2020, o empreendimento é administrado pela Associação das Empresas do Parque Tecnológico da Bahia – AEPTECBA, em um modelo de autogestão, com participação de representantes do setor produtivo, universidades, governo e entidades de classe.

| Depoimentos

                      Márcio Felippe

                        Gerente de Qualidade 

A minha experiência com o processo de certificação SQMMI foi muito boa e a gerência geral da empresa considerou uma iniciativa importante porque ai destacar a SDNA no mercado de TI nacional.

Dilson Gomes

Diretor Comercial

A X-testing já possuia a certificação Mpt.br, e agora optou por fazer também a SQMMI por ser uma certificação mais leve, rápida e muito mais eficaz para o mundo do desenvolvimento.

José Alfredo

   Diretor Executivo 

O CEPEDI se Orgulha de abraçar esse projeto do SQMMI por acreditar que a qualidade de software é fundamental para o sucesso das empresas que desenvolvem e que trabalham com software.

                      Thales Miranda

                       CEO

A Innovatex já possuia a certificação MPT.br e agora optou  por fazer também o SQMMI por ser uma certificação mais leve, rápida e muito mais eficaz para o desenvolvimento do mundo ágil.

                 Renato Bueno

                      Diretor de Quality Assurance

Foi muito gratificante participar dessa primeira etapa de avaliação do SQMMI. Seguiremos empenhados na melhoria contínua e excelência organizacional.

Participe de Nossa Comunidade!

Os participantes da comunidade podem enviar suas contribuições de melhorias

Equipe

Emerson Rios

Márcia Araújo Coelho

Marcus Dratvosky

Ezequiel Lima

Guilherme Rogatto

George Boulos Júnior

Renato Bueno

Contatos