Como as Empresas De TI Podem se Adaptar ao Mercado Global em Constante Mudança – CBQS

Como as Empresas De TI Podem se Adaptar ao Mercado Global em Constante Mudança

As empresas de tecnologia da informação (TI) enfrentam um cenário cada vez mais competitivo e dinâmico, no qual precisam se adaptar às constantes mudanças e exigências dos clientes, dos reguladores e da sociedade. Além disso, a globalização e a digitalização dos negócios ampliam as oportunidades e os riscos para as organizações que atuam nesse setor.

Nesse contexto, as empresas de TI devem buscar formas de se diferenciar e agregar valor aos seus produtos e serviços, demonstrando qualidade, eficiência, inovação e responsabilidade. Uma das maneiras de alcançar esses objetivos é obter certificações de qualidade que atestem o seu compromisso com a excelência e a melhoria contínua dos seus processos e resultados.

Uma das certificações de qualidade mais reconhecidas no mercado nacional e internacional é a SQMMI (Software Quality Maturity Model Integration), que é concedida pela CBQS (Certificadora Brasileira em Qualidade de Software). O SQMMI é um modelo de melhoria contínua de práticas e processos de qualidade e testes de software, que é aderente a qualquer tipo de metodologia de desenvolvimento de software, principalmente às metodologias ágeis.

O SQMMI possui cinco níveis de maturidade, que vão desde a execução até a automação e melhoria contínua. Cada nível possui um conjunto de requisitos e práticas que devem ser implementados e avaliados pela CBQS. As empresas que obtêm o selo SQMMI são bem-vistas pelo mercado e se tornam aptas a concorrer em processos de licitações nacionais e internacionais.

Para obter o selo SQMMI, as empresas devem passar por uma avaliação e posterior auditoria por um Auditor SQMMI, que verifica se as evidências, as entrevistas e se os resultados estão de acordo com o modelo. A certificação tem validade de três anos e pode ser renovada mediante nova avaliação.

As vantagens de obter o selo SQMMI são diversas, tais como:

– Aumentar a satisfação dos clientes com a qualidade dos produtos e serviços entregues;

– Reduzir os custos e os riscos associados aos defeitos em produção;

– Melhorar a produtividade e a eficiência dos processos de desenvolvimento e teste de software;

– Estimular a inovação e a criatividade na solução de problemas;

– Fortalecer a imagem e a reputação da empresa no mercado nacional e internacional,

– Promover a cultura de qualidade e melhoria contínua na organização.

Portanto, as empresas de TI que desejam se preparar para o futuro e enfrentar os desafios do mercado global devem investir na obtenção do selo SQMMI, que é uma forma de demonstrar o seu diferencial competitivo e a sua capacidade de entregar software com qualidade

Fonte: Redação CBQS

Contatos