Sua empresa está desorganizada internamente e você não está dando conta de manter a qualidade dos seus produtos e serviços?
Vamos explicar o que é gestão de qualidade, porque sua empresa precisa ter, e como começar do zero com as 4 principais ferramentas usadas!
A gestão de qualidade surgiu com o intuito de detectar e eliminar peças defeituosas nas linhas de produção, e ganhou visibilidade na Segunda Guerra Mundial devido à importância que a indústria bélica e a eficiência de seus produtos tinham sobre cada batalha.
Esse grande conflito transformou países em ruínas, como o Japão, que para se reconstruir desenvolveu um método inovador para a época e padrão na atualidade: Em vez de eliminar peças defeituosas, buscaram impedir a ocorrência desses defeitos.
Dessa maneira a qualidade dos produtos japoneses que antes eram chacota se tornou referência, e com o choque da globalização a economia brasileira se viu contra a parede, precisandoinovar para competir com os produtos importados.
Para tal, foi preciso importar as mesmas metodologias, como a gestão de qualidade, que é a soma das ações tomadas para reduzir defeitos e variabilidade de produtos e serviços, assegurando que sejam entregues conforme as expectativas.
Toda a história da gestão de qualidade atesta sua utilidade nos mais diversos ramos e setores das indústrias, mas afinal, ela é útil para sua empresa? Muito provavelmente, se algum desses 4 benefícios te interessa:
O primeiro passo para o progresso na gestão de qualidade é o mapeamento dos processos em seu negócio, e partindo dele se adquire uma visão clara e detalhada de todas as operações executadas em sua empresa.
Através do mapeamento dos processos de uma empresa e da identificação dos pontos de melhoria, é possível tomar as ações necessárias para eliminar gargalos de produção e aumentar sua capacidade operacional, seja com produtos ou serviços.
Não só aumentar a capacidade operacional de uma empresa, mas também reduzir os desperdícios e variabilidade de produção, evitando que recursos sejam perdidos em produtos e serviços que não atendem às expectativas do cliente.
Um alto padrão de qualidade garante a satisfação do seu cliente, o que é vital em mercados concorridos, já que quando o cliente não têm as expectativas atendidas por uma empresa, ela busca pelo concorrente que as atenda.
Costuma ser citada como uma técnica estatística para tomada de decisões, mas tanto seu gráfico quanto seu conceito são simples: Em uma empresa existem mais problemas do que se pode resolver, e a Análise de Pareto te ajuda a identificar qual priorizar para gerar maior retorno com menos esforço.
Das inúmeras ferramentas do mercado, poucas são unânimes entre os especialistas da área, e menos ainda podem ser aplicadas fora do setor secundário, e são elas:
Em uma empresa existem mais problemas do que se pode resolver, e a Análise de Pareto, que é uma técnica estatística para tomada de decisões, te ajuda a identificar qual priorizar para gerar maior retorno com menos esforço.
Para exemplificar, pode-se criar um Diagrama de Pareto de custos de uma empresa, onde se separam fatores como Energia, Água, Recursos e Locação para entender onde melhorias gerariam maior redução de despesas.
Após priorizar o problema é preciso mapeá-lo, e para isso o fluxograma é de grande utilidade, por ser uma representação gráfica de um processo ou rotina de trabalho, e aumentar a compreensão de cada atividade e suas correlações.
Também conhecida como espinha de peixe, esta ferramenta foi desenvolvida para fazer as pessoas pensarem sobre as causas e razões de um problema, e ela auxilia na definição dos itens e etapas mapeados que mais contribuem para o problema priorizado.
Com tudo definido é possível criar planos de ação realistas para resolução do problema, e nisso entra o Brainstorming: Ele propõe que um grupo de pessoas se reúna e dê ideias e opiniões até atingir um consenso, e é ideal para a construção desses planos de ação.
A gestão de qualidade deixou de ser um diferencial para se tornar um requisito, e para iniciá-la, essas quatro ferramentas se tornam um framework simples e eficiente para resolução dos seus problemas. “
Mas se a desorganização dos processos da sua empresa te impedem de desenvolver alcançar seus objetivos, o indicado é que sua empresa seja avaliada e certificada. Neste processo, todos os documentos serão reorganizados de forma que o trabalho passe a ser realizado de forma mais prática e organizada, produzindo assim melhores resultados para a empresa e com otimização de tempo.
Adaptado de: UFABC