Qual o conceito de Qualidade?
O conceito de qualidade pode ser definido como a totalidade de características de um produto ou serviço que possuem a capacidade de satisfazer uma certa necessidade de um determinado cliente.
O conceito de qualidade, em um primeiro momento, ficou associado à definição de conformidade do produto com as suas especificações, tendo posteriormente evoluído para uma visão de satisfação do cliente.
Normalmente é empregado para expressar a excelência de um produto ou serviço e pode ser olhada por duas ópticas: a do produtor/prestador do serviço e a do cliente.
Do ponto de vista do produto/prestador do serviço: a qualidade associa-se à concepção e produção de um produto/serviço, na busca do atendimento da satisfação das necessidades do cliente;
Do ponto de vista do cliente: a qualidade está associada ao valor e à utilidade que o cliente reconhece e atribui ao produto/serviço.
Qualidade Total
Paralelamente, com a evolução do conceito de qualidade, cresceu a percepção da sua importância e de quanto ela é fundamental para o posicionamento estratégico da organização perante o mercado, sendo estendida para todas as atividades da organização.
Objetivo principal de uma empresa é satisfação das necessidades das pessoas: consumidores (através qualidade), empregados (através crescimento do ser humano), acionistas (através do lucro), e vizinhos (através contribuição social).
O termo qualidade total representa a busca da satisfação não só do cliente, mas de todos os setores da organização.
A Gestão da Qualidade Total é uma opção para a reorientação gerencial das organizações e tem como pontos básicos:
Foco no cliente;
Trabalho em equipe permeando toda a organização;
Decisões baseadas em fatos e dados, e
A busca constante da solução de problemas e da diminuição de erros.
Dimensões da qualidade
Para a melhor compreensão da qualidade, tendo em vista a subjetividade dos seus múltiplos pontos de vista, ela é representada em sete dimensões distintas, apresentadas como forma da sua avaliação.
Referem-se às especificações (características complementares), que diferenciam um produto em relação aos seus concorrentes.
Relaciona-se ao aspecto operacional básico (testes comparativos feitos dentro de uma mesma categoria), de qualquer produto.
Reflete a visão mais tradicional (padrões) da qualidade, o quanto um produto está de acordo com as especificações.
Está associada ao grau de isenção de falhas do produto (bens duráveis), à probabilidade de que um item desempenhe sem falhas sua função.
Consiste em uma medida da vida útil (substituição) de um produto, analisada tanto por aspectos técnicos quanto econômicos.
Deriva das qualidades (estética e observada) que refletem a imagem positiva ou negativa, imediata e ao longo do tempo.
Objetiva assegurar a continuidade dos serviços (assistência técnica, Serviço de Atendimento ao Cliente – SAC, pelo telefone 0800) oferecidos pelo produto após sua venda.
Princípios da Qualidade
1) Total satisfação dos clientes
O cliente deve ser a pessoa mais importante para a organização, pois ele é a razão da existência da mesma. A total satisfação dos clientes é a mola mestra da gestão pela qualidade.
2) Gerência participativa
Gerenciar deve ser sinônimo de liderar, de trabalho em equipe, significando mobilização de esforços, atribuição de responsabilidades, delegação de competências, motivação, debate, ouvir sugestões, compartilhar objetivos e metas, informar, transformar grupos em verdadeiras equipes.
3) Desenvolvimento de Recursos Humanos
As pessoas são a matéria-prima mais importante na organização por isso é necessário investir em educação, treinamento, formação e capacitação das pessoas.
4) Constância de propósitos
Novos princípios devem ser repetidos e reforçados, estimulados em sua prática, até que a mudança desejada se torne irreversível. É preciso persistência e continuidade.
5) Aperfeiçoamento contínuo
Acompanhar e até antecipar as mudanças que ocorrem na sociedade é uma condição necessária para o sucesso da organização que deve estar comprometida com a implantação de uma cultura organizacional de mudança, de contínuo aperfeiçoamento.
6) Gerência de Processos
As organizações, os serviços, devem ser compreendidos como um grande processo organizacional cuja finalidade (missão) deve ser atender às necessidades dos clientes/usuários.
7) Delegação
O melhor controle é aquele que resulta da responsabilidade atribuída a cada um, o que significa colocar o poder de decisão o mais próximo possível da ação.
8) Disseminação de informações
A participação coletiva na definição dos objetivos é melhor forma de assegurar o compromisso de todos com sua execução.
9) Garantia da qualidade
Sua base está no planejamento organizacional e na sistematização (formalização) de processos.
10) Não aceitação de erros
Deve-se buscar a perfeição nas atividades, tendo-se como padrão de desempenho desejável o de “zero defeito”.
Ferramentas da Qualidade
As ferramentas da qualidade são instrumentos facilitadores para a execução dos processos.
São técnicas administrativas utilizadas com a finalidade de identificar, definir, mensurar, analisar e propor soluções para problemas que eventualmente possam interferir no bom desempenho dos processos organizacionais.
Por: José Sérgio Marcondes