Certificação Empresarial no Panorama Global – CBQS

Certificação Empresarial no Panorama Global

“A Certificação empresarial tornou-se uma necessidade das empresas quando iniciou-se a globalização.

Cada vez mais a certificação tem sido ferramenta fundamental para as empresas que desejam conseguir alavancar seus negócios no cenário nacional e internacional, independente da área de atuação da empresa.

Qual empresário não deseja fechar um grande contrato com uma empresa reconhecida no cenário nacional e internacional?

É comum no início de qualquer negócio os gestores terem certo receio para fechar alguns contratos. Afinal, será que o tamanho da empresa influencia nesse processo?

As grandes corporações têm alguma restrição para fechar negócio com o pequeno empreendedor?

No mundo globalizado em que estamos inseridos o tamanho da empresa não influencia tanto quando as grandes empresas vão fechar uma parceria. E sim, se ela segue as normas exigidas pelos órgãos nacionais e internacionais.

Com o advento da tecnologia e da informação, os consumidores têm ficado exigentes com os produtos e marcas que consomem. É normal as pessoas questionarem se na cadeia produtiva do produto há trabalho escravo, infantil, maus tratos com os animais, respeito ao meio ambiente etc.

Quem nunca viu nos telejornais casos de grandes empresas que utilizam de trabalho escravo em alguma parte de sua linha produtiva? E que não preservam o meio ambiente?

Para evitar esse tipo de repercussão em suas marcas e automaticamente perda de capital, as grandes corporações estão preocupadas com a reputação das empresas com as quais fecham negócios. Pois, caso tenha algo de errado em sua cadeia produtiva, isso pode prejudicar o negócio. Seja de maneira indireta ou direta.

A importância das Certificações

Assim, surgem as certificações. Com o intuito de comprovar que a empresa obedece às normas estabelecidas pelos órgãos nacionais e internacionais. Porque a organização que procura se adequar a alguma norma e por consequência dessa adaptação, obtém e mantém a certificação, cria um grande diferencial competitivo frente aos seus concorrentes.

De acordo com Alexandre Tobias, então diretor de serviços do Centro de Soluções da Unisys Brasil, “ a certificação configura uma forma de organização empresarial – de se colocar as coisas nos seus devidos lugares de maneira sistêmica; ajuda as companhias a entender o que se passa internamente e de certa forma, oriente no tratamento dos processos e ações que devem ser executados para que não conformidades não ocorram novamente e também auxilia as organizações a desenvolver um apreço maior pelos seus clientes auxiliando no desenvolvimento de lideranças e contribui para o envolvimento das pessoas”.

Além disso, há outros benefícios que as empresas adquirem com a certificação.  Como as oportunidades de melhorar a imagem da organização, a satisfação dos clientes, mudança de foco da correção para a prevenção, mobilização em torno de um objetivo comum, redução de desperdícios etc.

Ao obter a certificação necessária para o segmento da sua organização, automaticamente terá uma grande mudança cultural dentro da empresa. Contudo, é necessário que as pessoas entendam sua real importância e benefícios para a organização e cada profissional.

Afinal, ser certificado não é algo utilizado somente para mostrar para os outros ou uma estratégia de marketing. Mas sim, é algo que comprova que sua empresa, seja pequena, média ou grande, busca a excelência organizacional.”

Hoje em especial, vamos dar destaque ao SQMMI – Software Quality Maturity Model Integration, modelo compatível com várias certificações do mercado, porém facilita que empresas de menor porte possam também ser avaliadas através de um modelo de fácil implementação, de forma a manter os parâmetros necessários ao atingimento de um alto nível de qualidade de software sem os entraves comumente encontrados em outros modelos similares.

Por: Redação

Contatos