O número de empresas que tem buscado certificação por meio de selo de qualidade para seus processos produtivos, produtos e serviços está crescendo exponencialmente devido ao fato de que o mercado consumidor vem se tornando cada vez mais exigente. Essas certificações contribuem para demonstrar que as companhias em questão possuem preocupação com questões como a busca da excelência e sustentabilidade.
Atualmente, existem diferentes tipos de selo de qualidade, sendo que cada um foca no desenvolvimento de alguma área podendo ser de gestão, práticas sustentáveis, eficiência produtiva, entre outras. Para obter uma certificação de qualidade é necessário que a companhia em questão atenda as exigências da certificadora. Há metodologias específicas adotadas para cada certificação.
Ter um selo de qualidade agrega valor a imagem de qualquer organização, pois passa a mensagem de que existe um trabalho melhor qualificado. É importante destacar que existem alguns selos de qualidade obrigatórios pela legislação e outros que são concedidos por instituições privadas.
Na Europa, os selos de qualidade já estão bastante difundidos porque foram introduzidos há muito mais tempo e passaram a integrar o cotidiano dos consumidores. Por aqui a legislação a respeito desse tipo de certificação data de 1996, de maneira que não está tão arraigada em nossa cultura consumidora. Basta pensar que há menos de dez anos as pessoas escolhiam a sua marca de café pelo preço sem nem pensar sobre a procedência do mesmo.
Com o surgimento de selos como o de Indicação Geográfica (IG) se tornou possível saber mais a respeito dos produtos que estão chegando a nossa mesa. A procedência de um item, assim como saber que seu fabrico foi mais sustentável, contribui para fazer escolhas com mais assertividade de acordo com suas crenças e gostos pessoais. Porém, é claro que por ser um movimento novo no mercado ainda está angariando adeptos.
Do ponto de vista dos consumidores, não podemos deixar de citar o fato de que os sistemas de certificação elevam os custos de produção e, dessa forma, acarretam no aumento do valor final do produto. Quanto mais as organizações precisam ter controle sobre a produção, mais custos passam a ter. A qualidade custa e, em alguns casos, pode pesar no bolso do consumidor que ainda precisa passar por um trabalho de conscientização a respeito da relevância de pagar mais pelo o que é melhor.
Embora ainda haja o empecilho referente aos custos mais elevados que precisam ser repassados para o consumidor final, há que se reconhecer que a percepção positiva de maior valor agregado tem contribuído para o aumento da busca pela certificação de selo de qualidade de diferentes áreas. Ter um ou mais selos faz com que seu consumidor enxergue seu esforço produtivo para conseguir melhores resultados e esteja disposto a pagar até 30% a mais.
Além disso, há que se destacar que a busca pela excelência de qualidade é uma tendência muito forte para os próximos anos, haja vista que aumentará significativamente o número de empreendimentos no mercado e será importante dar ao consumidor algum critério extra para tomar a sua decisão. Com a difusão das informações por meio da internet, se tornou mais fácil posicionar as marcas diante de seus públicos-alvo com mais eficiência.
Algo interessante que os especialistas perceberam sobre os produtos nacionais, é que eles já transmitem uma ideia de serem fabricados em condições mais sustentáveis e são reconhecidos como tendo maior valor agregado por utilizar mão-de-obra e matéria-prima do nosso país. No entanto, mesmo sendo uma empresa nacional e que possua um caráter estritamente local, é bom reforçar essa característica por meio da obtenção de selos que indiquem a procedência e os cuidados com a produção.
Quanto mais o consumidor conhece da história do item que está prestes a comprar, mais reconhecerá valor no mesmo. Os consumidores têm a tendência de valorizar mais o que possui antecedentes e uma origem conhecida. Os selos de qualidade são diferenciais que farão cada vez mais parte dos processos produtivos das companhias que desejam se manter no mercado a longo prazo.
Para quem chegou a esse ponto do artigo considerando a possibilidade de tentar a certificação de um selo de qualidade, seja com foco em processos ou em seus produtos, deve se informar a respeito dos procedimentos necessários. Lembramos que é importante ficar a par de quais selos de qualidade são mais interessantes para a sua companhia e se os passos importantes de seguir em busca da certificação estão dentro das possibilidades orçamentárias.
Por: Marcus Marques