Sabemos que existem modelos de melhoria de processos de desenvolvimento e teste de software como o CMMI e o MPS.Br e alguns específicos de teste como o TMMI, TPI e MPT (focado no mercado brasileiro), entretanto, a experiência que temos com o uso, a implementação e a certificação nesses modelos nos levaram a concluir que todos eles são complexos e onerosos para implantação e certificação, sendo que nos modelos específicos para teste, o problema se agrava ainda mais.
No caso de startups, empresas de pequeno e de médio porte, que possuem áreas de teste de software muito pequenas, com poucos profissionais e ou profissionais híbridos de desenvolvimento e de teste, a implementação de modelos de melhoria de processo se torna muito difícil devido à falta de recursos humanos e financeiros, levando essas empresas a rechaçarem e a não aderirem à cultura das melhores práticas, trazida pela adoção de um modelo de qualidade, e uma certificação.
A atual dinâmica de mercado, em constante mutação e evolução, inviabiliza a manutenção de modelos complexos e fechados, restrito a um grupo de técnicos com a responsabilidade por sua elaboração e atualização. O isolamento da rede de pensadores/atuadores do modelo traz uma lacuna entre a versão do modelo publicada e a realidade do mercado, e desta forma, leva a falência do processo de acompanhamento da dinâmica processual e tecnológica necessárias ao sucesso da aplicação de tais modelos.
Podemos afirmar, que os modelos de melhoria de processo de qualidade de software, hoje presentes para consumo da comunidade de tecnologia, são caros em sua implementação, requerem grande apoio externo de um grupo restrito de consultores e tendem a ser onerosos no caso da decisão pelo pleito de uma certificação. Adicionalmente, podemos afirmar que são complexos para serem usados por empresas de médio porte e quase inviáveis de serem aplicados por startups e pequenas empresas.
A ausência de abertura, de compartilhamento da responsabilidade para com a evolução de tais modelos, os torna atrasados tornando inviável a convivência de seus preceitos em um ambiente ágil e hostil em processos, tempos, arquitetura de soluções e níveis de qualidade requeridos, e assim dito, hoje, não temos modelos que entendam conceitos como o DevOps, DevSecOps e que consideram a evolução tecnológica em sua proposta estrutural e que auxiliem ainda em testes específicos em cenários com forte uso de tecnologias de cloud, BigData, IoT e outros.
Em um cenário de aceleradoras, incubadoras e investidores onde se preza pela constante “inovação”, nasce a necessidade de algo factível de ser aplicado em todo e qualquer cenário, de algo novo, feito e mantido por uma comunidade de pensadores, algo que atenda as “startups”, algo que venha com um foco claro de auxiliar e promover a cultura de qualidade à todos, sem restrições de tamanho, de segmento, de tecnologia e acima de tudo que auxilie àqueles que em seu processo nascente precisam de orientação e de tutoria para que possam crescer de forma rápida e consistente, mesmo com todas as restrições financeiras que o momento as traz.
O SQMMI, frente aos demais modelos de mercado, procura ir muito mais adiante de sua preocupação com a qualidade de software e se preocupa muito mais com os outros níveis de teste, tais como, teste unitário e teste de integração, sempre considerando avanços da tecnologia, frameworks de automatização de testes, integração DevOps e muito, muito mais, uma vez que é um modelo vivo, que se propõe a evoluir todos os dias para aderir, da melhor forma, às novas tecnologias, discutindo temas como a aprendizagem de máquina, o aprendizado profundo, a inteligência artificial e níveis de cognição que poderão, a medida que evoluirmos, serem aplicados em nosso dia a dia no contexto da qualidade de software.
O SQMMI (Software Quality Maturity Model Integration) foi criado para preencher as lacunas existentes no mercado. Nascemos para o mundo, motivo pelo qual decidimos por um nome internacional, e por manter nosso legado sempre atualizado em três idiomas, português, inglês e espanhol. O SQMMI se propõe a ser um modelo de fácil entendimento, repleto de templates para reuso, e de textos, cursos, palestras e tudo que se relaciona a conhecimento para auxiliar àqueles que a nós se juntarem, e consequentemente tem como intenção ser uma modelo de custos muito inferiores aos que atualmente existem, levando a cultura, o conhecimento, e se assim ambicionado a certificação às empresas de todos os tamanhos e segmentos de mercado, levando qualidade àqueles que necessitem.
No entanto, o mais importante é que o SQMMI é um modelo aberto, sabemos que precisamos de você, e queremos que deixe sua marca, e faça parte desse legado, e para tanto todos podem entrar em nosso site, um site de todos nós, podem criticar, podem fazer parte de nossas reuniões, online e offline, podem discutir, propor e otimizar o modelo, garantindo a constante atualização tecnológica em relação às novas tendência de mercado.
A proposta é conseguir que qualquer profissional consiga implementar o modelo em sua empresa, com ou sem o auxílio de um de nossos companheiros graduados como implementadores e que possam buscar a certificação à custos acessíveis à sua realidade de mercado, com implementações à distância aproveitando das facilidades tecnológicas atualmente existentes.
Desta forma, viabilizando a redução substancial de custos trazidos com a necessidade de deslocamentos, e principalmente reduzindo os custos de agressão à natureza com o gasto desnecessário de locomoção. Nosso foco é obter uma abrangência muito maior que a definida pelos atuais modelos de mercado.
Entendendo a seriedade, a estrutura e o processo de demais modelos de mercado, como a exemplo o TMMI e o MPT, e entendendo a viabilidade de convivência com a implementação de modelos preexistentes, entendermos ser ético e justo abrimos para as empresas já certificadas em outros modelos, e com suas certificações ainda validas, a possibilidade de requerer a certificação junto ao SQMMI em nível equivalente ao nível no qual possui certificação.
O objetivo claro é que todos os segmentos do mercado de teste de software possam ser atendidos pelo SQMMI, não impedindo a convivência com outros modelos de forma harmônica, já que para o mercado ter mais de uma certificação muitas vezes é necessário.
Nosso objetivo é prover qualidade em forma de conhecimento, e queremos questionar e sermos questionados e entendemos que para aqueles que visam atingir altos níveis de qualidade, e que já possuem outras certificações, que a adesão nada mais é que uma oportunidade para comparar, aprimorar, criticar e levar o crescimento a ambas as partes.
SQMMI, um modelo para ajudar, para melhorar, para crescer através das mãos de todos, seja no Brasil, seja no mundo. Contamos com você nessa trajetória onde propomos surfar não apenas uma, mais muitas, muitas ondas de tecnologia. Não queremos ser apenas hype, queremos ser perenes entre gerações, queremos ser algo para que você possa chamar de seu, algo que você possa se orgulhar de passar à frente para novas gerações de pensadores que vivem, pensam e lutam por um software melhor.
Autor: Emerson Rios
Conheça o SQMMI: https://cbqs.com.br/sqmmi-integracao-do-modelo-de-maturidade-de-qualidade-de-software/